domingo, 29 de janeiro de 2012

KTM Myroon 1.29

O meu canhão para o BTT.

  
Existem quadros de competição clássicos. Esses são bons. 
Existem quadros de competição leves. Esses são muito bons.
Existem quadros de competição leves e resistentes. Esses são importantes.
O novo quadro de competição Myroon é revolucionário. Isso é insuperável.

Revolucionária. Vanguardista. Hi-tech.
Em 2012, a KTM lança uma bicicleta geneticamente desenvolvida para competição e endurance, provocando uma revolução nas leis tradicionais de geometria: a bicicleta Myroon é o passo em frente que todos queriam ver, mas nenhuma outra marca o fez. O know-how KTM adquirido por longos anos de competição foi essencial no desenvolvimento do novo Myroon. O centro pedaleiro é sempre alvo de grandes estudos e investigação, pois é o “coração” do quadro, onde toda a energia, toda potência e todos os segredos se concentram.
A KTM deu um passo em frente, reformulou as regras tradicionais, criou novas e inovou onde nenhuma outra marca se atreveu a mexer: no coração, onde é mais difícil.


FILOSOFIA NATURAL Os novos desafios, eventos e provas de endurance – última tendência desportiva – são o palco natural para a Myroon brilhar: a redescoberta ergonomia e posição de condução mantêm o atleta fisicamente mais folgado para resistir à violência física das provas, ampliando a sua performance para novos limites e distâncias.
 
DESIGN O design do novo quadro Myrroon foi inspirado no tónus musculado de atletas com boa preparação física e alta performance: o quadro possui formas muito musculadas, extremamente robustas e definidas, num equilíbrio estético marcante e moderno. 

CARBONO MONOCOQUE O carbono é actualmente um dos materiais com maior desenvolvimento tecnológico nas bicicletas. Leve, robusto e fascinante. Para proteger o quadro de carbono de alta qualidade dos impactos de pedras no quadro, a KTM integrou um elastómero micro-injectado nas áreas sensíveis (tubo diagonal e escora da transmissão) adicionando ainda uma chapa de inox junto ao centro pedaleiro para evitar percalços provocados pela corrente.

NOVO CENTRO PEDALEIRO – O CORAÇÃO DO QUADRO A localização do centro pedaleiro foi tecnologicamente revisto com um único objectivo: concentração máxima da ergonomia física na cadência do pedalar. O novo Myroon possui foco total na incidência do pedalar, aumentando a performance e rendimento físico face a qualquer modelo convencional alguma vez testado.
O sistema de rolamentos press-fit integrados no centro pedaleiro reduz a torção dos tubos inferiores e o consumo hostil de potência física por parte de elementos mecânicos. Os rolamentos são aplicados sob pressão directamente no quadro, reduzindo ainda mais o peso.
Os estudos bio-mecânicos KTM demonstram que o rendimento físico é aumentado, o novo centro pedaleiro recebe e transmite a energia de modo muito mais concentrado à transmissão. O feed-back dos testes realizados no terreno com pilotos de competição foram excepcionais!
 
EIXO TRASEIRO 142 MM O novo quadro Myroon é desenvolvido para um eixo de roda traseira de 142mm. Na montagem da roda traseira, a KTM usa o sistema de eixo de fixação directa ultra-rígido DT-Swiss iRWS (12mm; 12x1,75). O sistema de aperto do eixo é efectuado pelo lado esquerdo e aparafusado sobre o drop-out do desviador traseiro.
Fácil colocação da roda traseira e maior rigidez na estabilização de todo o sistema de transmissão e travagem, permitindo uma redução das zonas de stress entre 10 a 15%.

ESCORAS DO TRIÂNGULO TRASEIRO Nunca um quadro de competição teve tanta robustez e estabilidade integral de todo o sistema de transmissão e travagem: o triângulo traseiro Monostay com escoras Wishbone e eixo de 12mm garantem conexão e excepcional da roda traseira e todo o sistema de transmissão, convertendo toda a energia e potência da pedalada em pura velocidade instantânea!

CAIXA DE DIRECÇÃO CÓNICA O conjunto da caixa de direcção de 1.5" fixado na parte inferior e 1.1/8" no topo do tubo de direcção transfere as forças de andamento suavemente para o quadro. O uso de medidas cónicas aumenta a rigidez e estabilidade da direcção do quadro, optimizando a sensibilidade e funcionamento da suspensão.
 
PASSAGEM INTERNA DE CABOS Aparência completamente dissimulada com menos pontos de atrito dos cabos com o quadro. Os espirais Bowden asseguram um perfeito funcionamento da transmissão e resistência a sujidade.

DROPOUT E DISCO POSTMOUT O drop-out integrado 3D em carbono e montagem de disco postmout minimizam o peso, têm estabilidade total de funcionamento e isenção de vibrações.
 
FIXAÇÃO DIRECTA DO DESVIADOR DIANTEIRO O desviador dianteiro fixa directa no quadro. Este tipo de fixação garante excelente funcionamento na comutação de velocidades devido à maior estabilidade do desviador e melhor rolamento.

GEOMETRIA 26’’ vs 29’’ Mais velocidade, menos esforço O quadro de 29´´ polegadas possui as mesmas características do quadro 26´´, com os ângulos desenvolvidos para competição:
  • Ângulo de direcção ligeiramente menor (71,5º)
  • Escora encurtada (440mm)
  • Ângulo da escora do espigão optimizada para diferentes dimensões de pneus
  • Altura do centro pedaleiro igual a 26’’

2 comentários:

  1. Estou estupefacto pela tua elaborada e extensa descrição da bike. Concordo plenamente com a tua escolha ( embora, como sabes, não seja muito o meu estilo) e logicamente, estou com o meu ego "em cima" pelo facto de, por fim, me teres dado razão: KTM! ;)

    ps: qd tiveres oportunidade, muda as fotos do Blog com a "máquina"

    Kim

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    1. Grande Kim, obrigado pelo teu comentário.
      A descrição da bike não fui eu que fiz, retirei do site da KTM, como tu próprio dizes é muito extenso e elaborado. Gostaria de ter sido o autor mas não fui. LOL.
      Quanto ao teu ego, gosto que esteja no máximo por isso passei para a KTM. Agora só falta voltares a ter uma, ainda te vou vender uma.

      Abraço

      Rui Narigueta

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